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terça-feira, 21 de março de 2017

A340 da empresa Airbus é considerado a aeronave mais segura do mundo



Afinal de contas, existem aviões mais seguros que outros? Um site voltado ao medo de voar, o AirSafe, decidiu criar um índice de acidentes por milhão de voos, ou seja, quantos infortúnios ocorrem a cada milhão de
decolagens. Os números deixam claro, no entanto, como a aviação comercial avançou nas últimas décadas. Modelos conhecidos como o Boeing 737, usado no Brasil pela Gol, apresentam índices cada vez mais baixos que as gerações anteriores. Enquanto os primeiros 737-100 e 200 (usado pela Vasp e Varig) tiveram 49 acidentes fatais em cerca de 35 milhões de voos, a nova geração tem índice quase oito vezes mais baixo.



A lista, é claro, não é exata, afinal há dados incompletos, mas dá uma boa ideia das chances remotas de um acidente acontecer. Mesmo um jato extremamente confiável como o 777, da Boeing, é na prática mais seguro do que a estatística pura do site mostra. Ele teve três acidentes graves, mas nenhum deles foi causado por problemas do aparelho em si. Enquanto o primeiro acidente ocorreu por um erro do piloto (Asiana Airlines em San Francisco) ou outros dois casos envolvem aeronaves da companhia Malaysia Airlines. As maiores suspeitas apontam um desvio voluntário do comandante do jato.


No ranking do site AirSafe, um avião se destaca de todos por ter passado incólume até hoje, o quadrirreator A340, da Airbus. O jato de longo alcance está em serviço desde 1993 e nunca teve acidente grave. Hoje, nada menos que 227 aviões ainda estão em operação, incluindo algumas rotas para o Brasil como Munique-São Paulo (Lufthansa) e Madrid-Rio de Janeiro (Iberia). Além dele, outros três modelos mais modernos nunca tiveram acidentes em sua folha corrida: o Boeing 747-8, o 787 e o A380, o maior avião do mundo e que esteve recentemente no país. Os três, no entanto, têm ainda um histórico recente comparado ao A340, mas é bastante provável que tenham uma carreira bastante segura graças ao avanço da tecnologia aeroespacial.

O A340-200 é o menor modelo da Família A340 e entrou em serviço logo depois do A340-300. A fuselagem do A340-200 é a mesma do A330-200, porém o A340-200 utiliza quatro turbinas ao invés de duas. As turbinas escolhidas são derivadas das utilizadas nos Boeing 737 e A320, por isso dizem que o A340 é um avião sub-motorizado. Em 1995 um A340-200 quebrou quatro recordes mundiais ao dar a volta ao mundo com apenas uma escala. As quatro turbinas do A340-200 oferecem o longo alcance a um custo inferior dos outros whats ebody mais antigos como Boeing 747-200, DC-10 e Tristar. Mesmo assim o A340-200 não encontrou muitos compradores, as companhias preferiram o A330-200 (mais econômico) ou o A340-300 (com maior capacidade de passageiros).

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