Adsterra

quarta-feira, 8 de março de 2017

Um acidente, duas visões! Gol 1907





Em 29 de Setembro de 2006 um Beoing 737-800 da Gol desaparecia na selva após se chocar em pleno vôo com um jato executivo Legacy fabricado pela Embraer e pilotado por americanos. Após mais de dois anos de investigação, o orgão brasileiro de investigação e prevenção de acidentes aeronáuticos (CENIPA) publicou o Relatório Final Gol 1907 e N600XL. 



É um relatório extenso, 277 páginas, e como em todo relatório de acidentes aeronáuticos, não contempla a causa única ou a culpapelo acidente, e sim, os fatores que contribuiram para a fatalidade. Mas a leitura do documento que pode ser baixado no link acima deixa claro as gritantes falhas não só dos orgãos de controle de vôo mas também dos dois pilotos, que várias vezes são citados por conduta de “poor airmanship”, um termo sem tradução para o português, que seria algo como uma boa conduta profissional que se espera de aviadores. Apesar de tudo que foi investigado e de todos os fatos presentes no relatório final, o NTSB (que seria o orgão americano de investigação) interpretou os fatores de outra maneira, atribuindo a causa principal do acidente à falha do controle de tráfego aéreo do Brasil.



(Um trecho do relatório da (CENIPA)!


“A comissão culpou enfaticamente o controle de tráfego aéreo (ATC), argumentando que a principal responsabilidade deste órgão é se assegurar que aeronaves não colidam. Somente o ATC tinha o conhecimento [prévio] de ambas aeronaves e suas respectivas intenções”


O fato é que se a aviação é tão segura hoje em dia, devemos 80% dessa segurança ao NTSB. É um orgão imparcial e já causou até a parada de toda a frota mundial de DC-10 em nome da segurança, e o DC-10 era fabricado nos Estados Unidos, então podemos descartar o “patriotismo” ou “ufanismo” nessa questão pelo fato dos pilotos serem americanos. Será que houve ufanismo então pelo lado brasileiro? Pelo fato de terem morrido 154 brasileiros e pelo fato do ATC ser um órgão militar no Brasil?


Lembrando que não houve sobreviventes e morreram 154 pessoas 


Para saber mais acesse http://www.cenipa.aer.mil.br/cenipa/paginas/relatorios/pdf/PR_GTD_N600XL_29_09_06.pdf








Comentem à baixo!










Nenhum comentário:

Postar um comentário

Boeing sai como vencedora

Popular

Adsense