Adsterra

sexta-feira, 17 de março de 2017

Conheça o Airbus A350 XWB, um dos aviões mais modernos do mundo



“Embarque aberto. Vamos arrasar nesse voo de estreia, pessoal!” A frase dita por uma das comissárias ecoou pelo sistema de som e resume um pouco do que foi o voo inaugural do novíssimo Airbus A350-900 XWB, o primeiro das Américas. A aeronave ainda recebia os últimos preparativos enquanto uma dezena de jornalistas se esforçava em capturar os melhores ângulos de sua cabine.


A A350 prefixo PR-XTA é a primeira das 27 aeronaves do modelo encomendadas pela LATAM, uma das primeiras empresas do mundo a operá-lo, e iniciou voos diários entre Guarulhos e Manaus. A rota doméstica é temporária e tem como função permitir o treinamento e familiarização da tripulação e das equipes de solo da companhia. A partir de maio o equipamento vai operar as rotas internacionais entre São Paulo e Miami (entre 16/3 e 1/4), Madri (a partir de 4/4), Nova York e Orlando (a partir de 22/7).


Tecnologia

A primeira impressão ao ingressar no A350 XWB é muito positiva. Além de ser bonito por fora, com suas linhas arrojadas e a janela frontal característica, o interior da TAM ficou agradável, com cores suaves e discretas.

A companhia brasileira é a quarta do mundo a receber e operar o Airbus A350 XWB. Até 2021 devem ser entregues 27 aviões do modelo, com investimento de US$ 7 bilhões a preços de tabela. Em setembro, o Grupo LATAM trocou seis aviões A350-900 por seis A350-1000, pela sua maior capacidade de transportar passageiros.

A atual pintura no padrão TAM, contudo, será restrita aos três primeiros aviões, já que a partir da quarta aeronave, prevista para ser entregue em junho, todas terão a nova livery da Latam, companhia que substituirá TAM e LAN.


O Airbus A350 pode transportar até 350 passageiros e é a aposta da fabricante europeia para concorrer em tecnologia com o inovador Boeing 787 Dreamliner. Comercialmente, a aeronave, configurada pela TAM para transportar 348 passageiros, tem o objetivo para tomar espaço do Boeing 777 e do Boeing 747. Todos os modelos do novo Airbus possuem um alcance mínimo de 8 000 milhas náuticas (15 000 km).

O avião mede quase 74 metros de largura e 17 de altura, tem um design com curvas suaves e traz muitas novidades perceptíveis pelos passageiros:


Melhor qualidade do ar: o novo sistema renova o ar dentro da cabine a cada 2-3 minutos sem o desconforto de correntes de ar e mantendo a temperatura estável em toda a cabine. A melhor pressurização reduz o desconforto, tornando a viagem menos cansativa.

Mais conforto na cabine: cada poltrona da classe econômica tem 2,5 cm adicionais (total 45,72cm) de largura em relação aos assentos de aviões da mesma categoria. As janelas são bem maiores. O nível de ruído é menor que em outras aeronaves.

Iluminação especial em LED: as lâmpadas em LED com 16,7 milhões de cores que oferecem uma iluminação muito mais confortável, diferente a cada etapa de voo.

Mais espaço para bagagens: os compartimentos acima dos assentos podem acumular malas maiores ou mais de um volume por passageiro.

Mais leve e eficiente: parte da fuselagem da estrutura e da asa, cauda e portas é produzida com polímeros à base de fibra de carbono, deixando o avião mais leve, econômico e resistente a fadiga. Os novos e modernos motores Rolls-Royce Trent XWB são determinantes para a maior eficiência do modelo.

Mais sustentação e menos trepidação: a ponta das asas tem formato dobrado (winglet) com a função de reduzir a trepidação e o arrasto, além de melhorar a sustentação.


O voo inaugural

O voo JJ 3408 de Guarulhos para Manaus iniciou sua jornada com uma hora de atraso. Prevista para as 9:30, a decolagem só ocorreu às 10:40. Segundo o comandante, o motivo foi a troca da aeronave e a demora no carregamento, já que o A350 tem maior capacidade de carga. “Mas com certeza o atraso vai valer a pena”, disse, antes de enumerar alguns dos detalhes do novo avião.

Para não perder nenhum detalhe deste voo histórico, nossa equipe voou na Premium Business (poltrona 1G) e na Econômica (poltrona 23C), com direito a muitas fotos! Conheça a nova configuração das cabines da TAM presentes na aeronave e saiba como foi o voo inaugural!


Classe Executiva

A configuração dos assentos da Premium Business é 2 x 2 x 2, com seis assentos por fileira. A cabine ficou bem elegante. As poltronas-cama tem acabamento em tecido em tons de cinza escuro e vermelho. O descanso para os pés (ottoman) tem acabamento em couro vermelho.




Os assentos da classe executiva reclinam 180 graus (full flat). Ficaram mais largos, bonitos e confortáveis que os dos Boeing 777 e 767 e infinitamente melhores que os dos Airbus A330 operados pela TAM. Foi um grande avanço em todos os aspectos.

Um ponto que pode incomodar os passageiros mais exigentes é que configuração 2 x 2 x 2 não assegura acesso ao corredor a quem estiver sentado nas janelas e oferece menos privacidade que o formato 1 x 2 x 1 adotado por concorrentes como a Qatar (primeira a operar o A350) e American Airlines (na nova configuração de seus B787 e B777). Ainda assim, dá pra esticar as pernas e desviar do vizinho numa boa, caso dê vontade de ir ao banheiro no meio da noite.

Quanto a classe econômica 

A configuração dos assentos é 3 x 3 x 3, com nove poltronas por fileira. É a similar a utilizada pela Qatar em seu A350. As poltronas das fileiras próximas às janelas têm acabamento em tecido azul e a fileira central em tecido vermelho. Os tons são suaves. O encosto para a cabeça é ajustável e mais escuro que o restante da poltrona.


A poltrona reclina bastante, trazendo um pouco mais de conforto para quem quer relaxar ou dormir durante o voo. Dentro dos padrões de uma classe econômica, os assentos são confortáveis e oferecem boa distância entre as poltronas.


Há um pequeno apoio para os pés flexível, que não oferece tanta sustentação. Cada grupo de 3 assentos dispõe de 2 tomadas de energia. A mesa de refeições é dobrável e possui um porta copos independente. Vale destaque a nova disposição dos enormes bagageiros, que contam com sistema de abertura suave e mais espaço para bagagens.


Um comentário:

Boeing sai como vencedora

Popular

Adsense