O Airbus A330 é a quarta aeronave comercial de passageiros de maior capacidade de operação para médias e longas distâncias fabricada pela Airbus, sendo superado pelo seu "irmão gêmeo" mais comprido e quadrimotor Airbus A340, pelo modelo A380, lançado em outubro de 2007 e pelo modelo Airbus A350, lançado em janeiro de 2015. O desenvolvimento do A330 aconteceu simultaneamente ao do A340.
A fuselagem e as asas do A330 são idênticas às das versões menores do A340, embora tenham motores diferentes. A fuselagem do A330 é basicamente herdada do Airbus A300, como a seção do nariz/cockpit, o sistema fly-by-wire e o deck do A320. O A330 e o A340 eram montados na mesma linha de montagem em Toulouse-Blagnac, França, até a paralisação da fabricação do Airbus A340.
O principal foco do A330-200 era o Boeing 767-300ER, que levava vantagem em relação ao A330-300 pelo alcance. O A330-200 conseguiu abalar as vendas do 767-300ER, mas encontrou o outro concorrente mais difícil, o Boeing 777. Mesmo assim o impacto do Boeing 777 nas vendas do A330-200 foi bem menor do que nas do A340-300 e A330-300. Em 2007 a Airbus lançou o A330-200F, versão exclusivamente para carga. A Airbus espera que as companhias aéreas substituam os A300F e A310F pelo A330F, além de competir com o B767F e B777F.
Apesar do sucesso inicial, a partir da década de 2010 as encomendas para o A330-200 começaram a declinar, enquanto as para o A330-300 começaram a aumentar, principalmente pela substituição de antigos A340 por A330-300.
No Brasil a Tam foi uma das primeiras companhias aéreas do mundo a operar o Airbus A330-200, que se tornou a sua principal e única aeronave para voos internacionais de longa distância até a chegada dos MD-11, em 2007. O A330-200 da Tam passou a ser aeronave mais moderna do Brasil e trouxe novidades inéditas como monitores individuais em todas as classes e classe executiva com poltronas que reclinavam 180º. Em 2012, após a fusão com a Lan, a Tam começou a aposentar os A330. Em abril de 2016 ocorreu o último voo do A330 na Tam, após quase 18 anos de operação na companhia.
Além da Tam, a Azul também escolheu o A330-200 para iniciar seus voos internacionais em dezembro de 2014. Já a Avianca foi a primeira no Brasil a operar a versão cargueira A330-200F em abril de 2014. A companhia também tinha planos de trazer a versão de passageiros para operar voos de longa distância, mas os planos foram adiados.
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