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sábado, 22 de abril de 2017

Air France Vôo 4590

Vôo 4590

Durante a decolagem, um dos motores do Concorde pegou fogo, mas como não havia pista suficiente para abortar o procedimento, os pilotos optaram por levantar voo, mesmo com a asa esquerda em chamas.


Em 25 de julho de 2000 um acidente com um Concorde que partiu do aeroporto Charles de Gaulle, em Paris, com destino a Nova York, nos Estados Unidos, matou 113 pessoas. A aeronave superveloz transportava 109 passageiros.

A viagem teria duração de três horas e meia até o destino final. Durante a decolagem, um dos motores do Concorde pegou fogo, mas como não havia pista suficiente para abortar o procedimento, os pilotos optaram por levantar voo, mesmo com a asa esquerda em chamas. 

O avião começou a perder força gradativamente até cair a 3,5 km do aeroporto de Le Bourget, sobre um hotel na localidade de Gonesse. O voo durou apenas 120 segundos. As caixas pretas ficaram destruídas. Cem passageiros, nove tripulantes e quatro pessoas que estavam em terra no local da queda morreram.


Dados da Caixa Preta

"Concorde 4590 está em chamas, há chamas em toda a parte traseira do avião!"

Sete segundos depois, o chefe de navegação do vôo informou sobre a falha do motor dois, e sete segundos mais tarde, o co-piloto Jean Marcot advertiu: "Cuidado, o indicador (de velocidade), o indicador, o indicador!" 

A torre de controle respondeu: "Está pegando fogo... não sei se vem do motor!"

Nova tese sobre o acidente!


Existe uma nova tese sobre o acidente do Concorde, feita por ex-pilotos que apontam um conjunto de falhas no acidente:O avião estava com 1,2 Tonelada de combustível a mais que o necessário.


Estava com excesso de bagagem de aproximadamente 600 kg.O vento estava a favor do lado que a aeronave iriá decolar e isso aumenta o arrasto no avião.O piloto pediu a maior pista para decolagem pelos motivos acima e esta pista estava em piores condições de conservação.



O trem de pouso da esquerda não tinha uma peça chamada de espaçador que é responsável por evitar que os pneus da aeronave não percam a direção e como foi visto o avião mudou o curso indo para esquerda.Devido as más condições da pista os pneus teriam explodido antes de atingir a peça que caiu do DC-10, conforme relatos de bombeiros que viram o Concorde pegando fogo antes do ponto que teve o choque com peça do DC-10.




O Concorde estava em V1, ou seja, muito rápido para poder parar na pista e muito lento para poder voar até o próximo aeroporto.



E por fim o engenheiro de voo desligou o motor nº2 que pegava fogo com aproximadamente 20 nós abaixo da velocidade segura para voar com um motor a menos.



Com isso o avião perdeu o controle e tombou para a esquerda e atingiu algumas casas a poucos quilômetros do aeroporto.

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